Ele está de Volta (2015)

Imagine que Hitler não tenha morrido na explosão de Bunker, mas tenha sido transportado numa fenda temporal para 2014! Esse essa é a linha de Ele está de Volta, filme alemão, dirigito por David Wnendt.

Hitler deitado no chão, ao acordar em 2014

Nessa comédia, o próprio Hitler aparece em pleno séc. 21, e se assusta com as novidades tecnológicas, mas logo percebe que o povo continua fácil de manipular. Depois de percorrer o país acompanhado por um jornalista, entrevistando pessoas, aprende a utilizar as novas tecnologias disponíveis para manipular a população. Com o poder da midia global de hoje, será que finalmente conseguirá, dominar o mundo?

Mais um genial filme alemão sobre a possibilidade da volta do nazismo nos dias de hoje (veja também A Onda (2008)). Filme cheio de metalinguagem, reflexões filosóficas, referências a outros filmes e assustadoras entrevistas reais improvisadas (no estilo documental). É um filme obrigatório para quem se interessa pelas consequências da Segunda Guerra Mundial. E também para quem acredita que o nazismo foi um caso isolado que nunca mais acontecerá.

More about Bruno E. Grossi